Líderes que olham com mais empatia para suas equipes colhem resultados maiores

 

A liderança humanizada é uma prática que envolve reconhecer a importância dos colaboradores dentro de uma instituição. Desse modo, para que um gestor ou líder se enquadre neste conceito, é necessário compreender que a equipe vai além de um simples mecanismo de funcionamento da empresa. 

O tema está em evidência no mercado, não só por causa das oscilações econômicas, mas também pelas transformações que o ambiente empresarial tem passado nos últimos anos.

Nesse novo cenário corporativo, as pessoas buscam propostas de emprego que ofereçam benefícios que vão além da remuneração.

Características de uma liderança humanizada

O gestor humanizado é aquele que enxerga os indivíduos e suas necessidades, que cria um ambiente de trabalho colaborativo e produtivo, que promove a satisfação profissional e que incentiva o desenvolvimento pessoal e o equilíbrio emocional dos colaboradores da empresa. 

Para que um líder consiga alcançar esses resultados ele precisa:

1. Ter empatia. Se colocar no lugar do outro é uma das habilidades mais importantes que o ser humano pode desenvolver. No ambiente empresarial isso não muda. Portanto, o líder humanizado é capaz de ouvir e de entender as limitações do colaborador. Este comportamento empático é capaz de melhorar qualquer ambiente de trabalho.

2. Praticar a comunicação assertiva. A falta de diálogo com os colaboradores prejudica não só a equipe, como também toda a organização. Por isso é tão importante que o líder mantenha uma comunicação simples e objetiva entre os colaboradores.

3. Reconhecer o time. Com a liderança humanizada, a tendência das organizações é ter maiores resultados, pois um time quando é reconhecido produz mais. Além de proporcionar um clima organizacional melhor, a liderança humanizada também ajuda a reter talentos. 

Agora é só colocar em prática e humanizar a gestão na sua empresa.

 

*Por Jamilly Vaz

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