As empresas em geral, independentemente de seu ramo de atividade, estão inseridas em um contexto de competição de mercado e/ou melhoria de sua atuação, visando aprimorar a qualidade de seus produtos e serviços e a redução de seus custos. Não existe empresa que não faça uso da aquisição de serviços e produtos oriundos de fornecedores. De fato, pode ser identificada uma cadeia produtiva interligando empresas, umas fornecedoras das outras, até se chegar ao mercado de consumo.
O produto final de qualquer empresa é diretamente afetado pela aquisição de materiais e serviços oriundos da cadeia produtiva de fornecimento. É, portanto, de fundamental importância para as empresas em geral, em especial as de grande porte, estabelecer com seus fornecedores uma relação de confiança, garantindo o fornecimento de produtos ou serviços de qualidade a preços competitivos e nos prazos estabelecidos. Existe atualmente um enorme número de empresas atuantes como fornecedoras das grandes empresas estabelecidas no Estado, cada qual com seu grau de desenvolvimento. Constitui-se como ação inteligente e oportuna as empresas atuarem de modo a contribuir para o desenvolvimento de seus fornecedores, promovendo o desenvolvimento de sua organização e capacidade de atendimento. Essa ação, além de garantir melhorias no processo de aquisição, favorece um melhor relacionamento e compromisso entre fornecedores e compradores, obtendo-se ganho em ambos os lados. Desenvolver fornecedores, entretanto, não é tarefa fácil, tampouco barata. Requer tempo, preparo e muita organização por parte dos interessados, sendo necessários investimentos por vezes significativos para serem custeados apenas por uma empresa. Além disso, se cada grande empresa possuir um sistema próprio de desenvolvimento de fornecedores, é possível que fornecedores comuns tenham que fazer uso de métodos diferentes para cada empresa, aumentando seus custos e exigindo modos de fornecimento diferentes para empresas diferentes. Definiu-se, então, como oportuno, no âmbito das principais empresas compradoras atuantes no Espírito Santo, estabelecer um sistema único e integrado para desenvolvimento e qualificação de fornecedores, visando compartilhar os custos e suas experiências nessa atividade. Por outro lado, os fornecedores estariam sujeitos a apenas um sistema de fornecimento, representando, seguramente, uma redução dos seus investimentos em organização e, certamente, no apoio à melhoria das suas condições e capacidade de atendimento. Os benefícios vislumbrados neste programa são amplos e certamente propiciarão ganhos para todos os envolvidos, contribuindo bastante para o desenvolvimento das empresas instaladas no Estado, sejam elas compradoras ou fornecedoras e, também, proporcionando oportunidade para o aumento da renda e emprego no Estado.
Importância e Benefícios
O Prodfor constitui-se em um avanço da atuação integrada de empresas, sejam elas compradoras ou fornecedoras. A cooperação entre as grandes empresas compradoras possibilitará a redução do esforço e dos custos envolvidos no desenvolvimento de seus fornecedores. As empresas fornecedoras terão como benefício conhecer claramente os critérios técnicos envolvidos na definição do fornecimento, além de se adequarem a um único sistema de organização de fornecimento que atenda às principais empresas compradoras instaladas no Estado. Entretanto, o Prodfor não tem como objetivo garantir aos fornecedores qualificados o compromisso por parte das empresas mantenedoras para fornecimento de materiais ou serviços às empresas mantenedoras. Ser qualificado pelo Prodfor significa que o fornecedor atende às condições mínimas de organização e assegura a qualidade de fornecimento, cabendo à empresa compradora a decisão pela aquisição de bens e serviços por procedimentos e critérios específicos.