As candidaturas para desenvolver novos fornecedores já estão abertas para 2023,
com oportunidades para ampliar os negócios, aumentar a eficiência operacional
e fomentar a qualificação técnica e gestão da mão de obra

Melhorar a organização dos processos, obter novos e melhores métodos de atendimento aos clientes, ampliar as vendas e o faturamento, e obter como clientes as grandes e principais empresas do Estado: esses foram os principais motivos que levaram 149 fornecedores do Espírito Santo a buscarem a certificação do Programa Integrado de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores (Prodfor).

De acordo com a pesquisa do Observatório da Indústria sobre o programa realizada em 2022, das 149 empresas certificadas (certificação vigente), 113 responderam ao questionário e 84% perceberam uma melhoria na satisfação do cliente após a certificação. Além disso, 78% identificaram melhora na reputação do mercado, 72% melhoraram a produtividade e 69% observaram melhorias nas oportunidades de negócios.

Esse foi o caso da Pense Rede Network Solution – um dos fornecedores destaque na certificação na norma SGQF em 2022. De acordo com Leonardo Marcos dos Santos, diretor administrativo/comercial da empresa, os principais resultados alcançados com apoio do Prodfor foram enxergar melhor os processos internos, identificar possíveis falhas e tropeços, além de propor, aplicar e tornar esse ciclo vitalício dentro da empresa.

“Ganhamos muito com a melhoria de processos, economizamos tempo e dinheiro com uma tratativa mais eficaz das nossas falhas e a manutenção para que as mesmas não se repitam. Além de conquistar uma identificação mais clara das deficiências e potenciais da empresa, todas estas tratadas e aprimoradas”, ressaltou.

O empresário destacou, ainda, que conseguiu enxergar, durante o processo de certificação, que o Prodfor tem uma grande importância no mapeamento de processos e na facilitação do entendimento da gestão da qualidade para todas as empresas.  “Nós, pequenas empresas capixabas, carecemos de programas focados em gestão para fortalecer nossa região e o Prodfor, com a metodologia utilizada e conteúdo trabalhado, foi um importante divisor de águas em nossa organização”, pontuou.

Após a certificação, a Pense Rede já entra em 2023 com planos saindo do papel. O diretor administrativo adianta que serão contratados novos colaboradores, com ampliação do portfólio da empresa e atendimento a novos clientes. “Todo este processo já será nos moldes aprendidos no Prodfor, com plano de mudanças, registro de ações, análise de eficácia, registro de reuniões, definição de metas e indicadores. Ao fim da vigência de nossa certificação, com toda a certeza faremos a recertificação”.

Mantenedoras

Um dos principais motivos relatados pelos fornecedores que procuram a certificação do Prodfor é a possibilidade de contato com as empresas mantenedoras do programa – ArcelorMittal, Cesan, Chemtrade, EDP, Petrobras, Samarco, Sebrae, Sicoob, Suzano e Vale.

Os dados do Observatório da Indústria apontam que, 44% das fornecedoras ingressou no Prodfor após convite de alguma das empresas mantenedoras. A pesquisa apontou, ainda, o crescimento do interesse próprio para ingressar no programa, que foi de 21% em 2014 para 38% em 2022.

Das fornecedoras certificadas, 55% já atendiam a ArcelorMittal; 54% atendem ou já atenderam a Vale; 47% a Samarco e 45% a Suzano. Além disso, mais da metade das fornecedoras indicaram interesse em se tornarem parceiras das empresas mantenedoras.

Para Célio Pedrini, analista de Suporte ao Negócio da Cesan – empresa coordenadora geral do Prodfor em 2023 – a cooperação entre as mantenedoras, que são consumidoras de grande volume de material e serviços, possibilita a redução do esforço e dos custos envolvidos no desenvolvimento de fornecedores.

“Resultado disso é o fomento do mercado local, garantindo que o volume financeiro permaneça no Estado. Além disso, as empresas fornecedoras têm como benefício conhecer claramente os critérios técnicos envolvidos na definição de qualificações exigidas e condições para o fornecimento, além de se adequarem a um único sistema, integrado e reconhecido pelas empresas mantenedoras do programa”, explicou.

Pedrini adiantou, ainda, alguns desafios propostos para o programa em 2023. Entre eles está a meta de captar novos mantenedores, ampliar a adesão de fornecedores, impulsionar o novo produto Prodfor Start, fomentar a geração de negócios e também a discussão de boas práticas e relacionamentos entre as mantenedoras.

Certificação

Há 25 anos, o Prodfor trabalha para mostrar o caminho para os fornecedores chegarem às grandes empresas. Atualmente, são ofertadas certificações em sete sistemas de gestão:

  • Sistema de Gestão da Qualidade em Fornecimento (SGQF)
  • Sistema de Gestão Ambiental (SGA)
  • Sistema de Gestão em Saúde e Segurança (SGSS)
  • Sistema de Gestão Financeira, Fiscal e Trabalhista (SGFFT)
  • Sistema de Gestão de Compliance (SGC)
  • Sistema de Gestão de Eficiência Operacional (SGEO)
  • Sistema de Gestão de Eficiência Energética (SGEE).

Entre as empresas certificadas atualmente, 108 foram em busca de certificação em Sistema de Gestão da Qualidade em Fornecimento (SGQF), oito em Sistema de Gestão Ambiental (SGA), oito em Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SGSS) e três em Sistema de Gestão Financeiro, Fiscal e Trabalhista (SGFFT).

A maioria das empresas faz parte do setor de serviços, respondendo por 38,9% dos participantes da pesquisa. Em seguida, as indústrias, respondendo por 37,2% e comércio, com 23,9%.

Essa é a oportunidade para a sua empresa fazer parte do Prodfor. As candidaturas estão abertas até o dia 28 de fevereiro. Basta entrar em contato pelo 0800 102-0880 ou por e-mail [email protected]

* Informações do site do Prodfor

print