Com a presença de quinze produtores de cafés especiais, reunidos na sede da Associação dos Produtores de Cafés Especiais do Caparaó — APEC durante todo o sábado, 15 de julho, e a manhã e parte da tarde de domingo, 16 de julho, ocorreu a qualificação sobre comércio exterior dentro da metodologia do PEIEX, partindo de conteúdos básicos e abordando todo o passo a passo do caminho que permite que produtos locais como café verde, grãos torrados e café moído possam chegar a um cliente estrangeiro em algum país do mundo.

 

O PEIEX é o programa que a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos — ApexBrasil disponibiliza para a qualificação dos empreendedores que querem exportar de forma planejada e segura. Para isso, a Agência constrói parcerias com entidades/instituições estaduais e/ou municipais para que estas operem o programa. No Espírito Santo, a parceira foi firmada com a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo — Findes, que, além de executar o programa, disponibiliza toda sua estrutura para realizar os atendimentos. No Espírito Santo, o PEIEX começou esse ciclo em 2023 e encerrará em 2025, oportunidade em que deverá entregar 150 Planos de Exportações a empreendimentos que tenham um produto exportável e interesse em alcançar o mercado exterior. Hoje, o programa já atende empresas dos setores de rochas ornamentais, de perfumes e cosméticos, alimentos e bebidas, vestuários e tantos outros setores da indústria. Dos seis técnicos que atuam no programa, apenas um tem a missão de atender 25 produtores de cafés especiais, propiciando para o setor a oportunidade de exportação direta.

Graças a um trabalho conjunto envolvendo a APEC, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural — Incaper, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas — Sebrae e tantas outras entidades, hoje a região detém oficialmente o selo de Denominação de Origem (DO) do Caparaó para os cafés especiais, os quais utilizam o slogan “Beba um Caparaó”. Assim, os produtores dos primeiros cafés selados que receberam os certificados têm direto ao uso do selo em suas sacas, trazendo as informações da origem do produto.

Agora, a região da Serra do Caparaó, polo do turismo gastronômico e do ecoturismo que abriga o Parque Nacional do Caparaó e o Pico da Bandeira, conhecida como a terceira maior montanha do Brasil, abrangendo municípios do Espírito Santo e de Minas Gerais, além de paisagens encantadoras banhadas por rios e cachoeiras, comidas típicas e gourmet, abriga também o turismo de negócios de cafés especiais.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

 

Sobre a Findes

A Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) é a entidade máxima de representação da indústria capixaba e, desde a sua fundação, em 1958, é a principal interlocutora do setor produtivo.

As ações da Findes contribuem para o crescimento do parque produtivo do Espírito Santo, para a formulação da política industrial do Estado, e pelo diálogo entre os sindicatos filiados e outros segmentos da sociedade.

Saiba mais aqui

 

Contato

e-mail: [email protected]

print