Nova versão do programa foi lançada na última quarta (14), no Salão da Indústria do Edifício Findes

 

 

Se a sua empresa busca desenvolver futuros profissionais, com novas habilidade e com um olhar atento à inovação, fique de olho no Estágio Conexão 4.0. É isso mesmo! Essa é a proposta da nova versão do programa, lançada na última quarta (14), no Salão da Indústria, do Ed. Findes. O evento reuniu profissionais de Recursos Humanos de instituições de ensino, empresas da indústria e entidades.

O programa estimula a implementação de projetos de melhoria na empresa por meio do estágio, com um olhar atento à inovação, além de atrair, reter e desenvolver talentos. Com essa proposta, o programa de Estágio do IEL passa a ser o Estágio Conexão 4.0.

Temos um propósito na Federação que é transformar vidas e impulsionar negócios para desenvolver o Espírito Santo. O Estágio Conexão 4.0 ajuda nessas três frentes: transforma a vida da pessoa, que vai trazer o problema da empresa para o ambiente acadêmico e propor uma solução para implantar, impulsionado o negócio”, destaca o diretor geral da Findes, Paulo Lacerda.

 

Conexão 4.0

O que é o programa, objetivo e como funciona foi explicado pelo superintendente do IEL-ES, Alessandro de Castro, que destacou os pilares de atuação – Empregabilidade, Empreendedorismo, Profissionalismo e Protagonismo – foram destacados por Alessandro.

“Queremos que o estagiário entenda e pense na carreira dele, o que precisa adquirir de habilidades e competências para ser mais competitivo no mercado, percepção de como crescer e também como pensar no seu futuro profissional, seja na empresa ou como empresário e empreendedor”, pontua.

As metodologias do programa – definição do estagiário, documentação, integração, proposta de melhoria, treinamento do estagiário e seu supervisor, mentoria e visita técnica e o reconhecimento via o Prêmio IEL de Estágio foram pontuados pela líder do programa, Lorena Sathler.

“A empresa que não tiver o estudante, o IEL-ES, por meio do recrutamento e seleção de estagiário, identifica esse estudante no mercado para a empresa e providencia toda parte burocrática. Com todo o processo finalizado, dá início ao Estágio Conexão 4.0”, esclarece.

Palestra

Estudante como protagonista do seu estágio foi o tema da palestra de Mariana Rios, graduada em administração pela IBMEC-RJ, com mestrado internacional em Gestão de projetos pela EAE Business School em Barcelona, e experiência. Atualmente é CEO da Reis & Associados e Consultora Internacional de recrutamento e carreira para o mercado nacional, europeu e asiático.

Mariana alertou para a relação da nova geração com home x trabalho. “Essa nova geração busca algo que faça sentido. Quer ganhar dinheiro, ser feliz, mas além disso, precisa trabalhar com algo que, em algum nível, esteja conectado com princípios, valores, missão, visão, o que quer para o futuro e o mundo que deseja deixar”, pontua.

Os gestores precisam ficar atentos às novas relações de trabalho, o surgimento de novos mercados, habilidades e competências, mas, também, na inovação digital. E Mariana deixo claro: só acontece por meio de pessoas.

“Transformação digital é uma equação de políticas de recursos humanos, políticas de gestão da inovação mais ferramentas tecnológicas. Ou seja, começa e acaba com você. Primeiro, esquece a tecnologia, é com o seu modelo mental, a sua flexibilidade para o novo, a sua não resistência, depois vem a ferramenta tecnológica”, frisa.

O Estágio

Já que o assunto é estágio, o evento foi conduzido pela estagiária de comunicação da Findes, Jamilly Vaz, da apresentação das autoridades presentes, palestrante e encerramento. A jovem de sorriso largo, interagiu com os participantes, fez comentários e enriqueceu o evento ao compartilhar a sua vivência no estágio atual, após a palestra de Mariana Rios.

“O que me motiva ficar aqui ? Quando entrei eu não tinha essa resposta. Ao longo do tempo, vai fazer um ano que estou aqui, encontrei motivos que me fazem ficar. Acho importante para nós, como estagiários, quando nossos gestores dão a oportunidade de crescermos, de elevarmos o nível do nosso estágio”, frisou a estagiária de comunicação da Findes, Jamilly Vaz.

Além disso, os participantes conferiram o depoimento de Junior Souza, que participou do Programa pelo Senai ES.

Homenagem

As empresas apoiadoras do programa, que participaram do piloto, foram homenageadas com um troféu.
Receberam a homenagem:

– Flávio Gustavo Rodrigues, gerente executivo de Saúde e Segurança, representando o Senai ES;

– Agostinho Miranda Rocha, diretor da Cartonagem Rocha;

– Thiago Bionde de Araújo, líder de fomento, representa a Medsênior.

print