Entenda o que é, a sua importância e como lidar com a situação

 

O feedback é uma ferramenta importante para o desenvolvimento da performance das empresas. A ferramenta contribui para o desempenho das equipes, além de torná-las mais produtivas. No entanto, saber receber o feedback também é um processo que, tanto os colaboradores, quanto os líderes precisam encarar.

Quando o indivíduo recebe um feedback positivo, significa que ele conseguiu alcançar o resultado esperado. Essa é uma forma de reconhecimento que ajuda as pessoas a entenderem que elas estão na direção certa.

Mas, nem sempre o feedback é positivo. Então, quando o retorno é negativo não significa que é o fim da sua carreira. Este é o momento ideal para se autoavaliar como profissional e fazer melhorias.

É interessante saber fazer a abordagem correta. “O feedback é um momento de troca que precisa ser individual, para não expor o indivíduo em questão”, pontua a líder de negócios do IEL-ES, Lorena Sathler.

O objetivo da crítica não é causar constrangimento ou alimentar qualquer tipo de conflito. A intenção é apenas uma: melhorar. “Sabemos que nem sempre é fácil receber um feedback negativo, mas ele contribui para o fortalecimento da maturidade profissional”, explica Sathler.

Muitas pessoas ainda não sabem lidar com este tipo de crítica. Por isso, nossa especialista em negócios separou três dicas importantes para quem quer aprender a lidar com o feedback negativo.

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Escutar ativamente.
É normal ter dificuldade em receber críticas e ficar na defensiva. Tenha maturidade e seja humilde para reconhecer o que precisa melhorar. Afinal, você está aprendendo e se desenvolvendo.

Analisar a situação e as informações que estão sendo passadas.
Reflita sobre o que foi dito na conversa e o que levou o outro a determinada percepção. Não é preciso reagir de imediato a uma crítica. É preciso tempo para entender e assimilar o que foi dito.

Desenhar um novo caminho a seguir.
Assimilou o que pode melhorar? Então, comece a trabalhar com novas atitudes. Mostre que está ali, que entendeu a crítica e que está disposto a fazer o seu melhor.

*Por Jamilly Vaz

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