Em reuniões on-line, as 48 fornecedoras apresentaram seus serviços para oito grandes empresas capixabas participantes

O Programa Integrado de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores (Prodfor), sob coordenação executiva do IEL-ES e em parceria com o Sebrae/ES, promoveu uma rodada de negócios entre as empresas mantenedoras e fornecedoras qualificadas e em desenvolvimento pelo Programa. O evento aconteceu no formato on-line, no último dia 28 de abril, gerou oportunidades de negócios para os fornecedores participantes e se diferenciou das edições anteriores.

“Geralmente, avaliamos as demandas das mantenedoras e convocamos as fornecedoras de acordo com o perfil do negócio das empresas. Nessa rodada não foi definido um tema, o que possibilitou a qualquer empresa fornecedora do Programa conversar com os mantenedores e mostrar outras oportunidades de serviços dentro da sua expertise técnica”, pontua o coordenador executivo do Prodfor pelo IEL ES, Cassiano Orsi Hemerly.

A rodada contou com 48 fornecedores e oito empresas mantenedoras, que realizaram 167 reuniões, distribuídas em oito salas on-line. A ação é uma forma de aproximar as empresas mantenedoras e fornecedores qualificados pelo Prodfor, ampliando e fortalecendo o relacionamento, a partir da oferta de serviços por quem demanda e conhecimento e capacidade de execução por quem fornece.

Oportunidades

A possibilidade de apresenta o negócio e o leque de serviços foi um grande diferencial do evento. “A rodada é de grande valia para as pessoas que buscam se conectar diretamente com os compradores. Querendo ou não essa é a maior dificuldade, tendo em vista que as empresas que estão focadas em trabalhar e fazer bem feito, às vezes, nem sempre são vistas. Fiquei bem satisfeito, pois conseguimos contactar as empresas que temos interesse”, afirma o diretor institucional da Carga Pesada e da ACX Petróleo, Rafael Ottaiano, fornecedora do Programa.

O objetivo do evento foi atendido e a rodada de negócios foi muito bem conduzida. “Foi possível conhecer empresas que não há demanda imediata do serviço ofertado, mas que são qualificadas e que podem gerar negócios no futuro. Atendi cerca de 20 empresas e identifiquei cerca de três que estamos com alguma demanda eminente que poderiam ser fornecedores. Vale destacar que a grande dificuldade é combinar esse período da rodada de negócios com o que a empresa oferece, e nesse momento existir a demanda por nossa parte. Mas, em uma época ou outra, temos necessidade dos serviços que são oferecidos pela maioria”, pontua o analista de Suporte ao Negócio integrante da divisão de Compras e Suprimentos da Cesan, Célio Pedrini.

O encontro de negócios é uma forma de ampliar a conexão com o mercado fornecedor do Espírito Santo e prospectar novas oportunidades. “No evento de 2021, tivemos excelentes rodadas e conhecemos empresas de diversos segmentos e porte, com soluções diferenciadas e capacidade de entrega. Apoiar e fortalecer a cadeia de suprimentos do Espírito Santo é um compromisso da ArcelorMittal. Temos certeza de que essa iniciativa, coordenada pelo Prodfor, no qual participamos como mantenedores desde sua criação, e com apoio do Sebrae, impactará positivamente no desenvolvimento dos fornecedores locais”, diz o gerente de Suprimentos da ArcelorMittal Brasil, Bruno Brito.

Prodfor

O Prodfor é reconhecido como a mais importante e destacada ação do país para desenvolvimento e qualificação de fornecedores locais de bens e serviços, contando com o apoio da Findes e coordenação executiva do IEL-ES.

O Programa é uma realização conjunta das empresas mantenedoras. São elas: Arcelormittal Brasil, Cesan, Chemtrade, EDP Espírito Santo, Estaleiro Jurong Aracruz, Petrobras, Samarco, Sebrae-ES, Sicoob-ES, Suzano, TechnipFMC e Vale.


*Por Fernanda Gomes

print