Os desafios enfrentados, oportunidades e estratégias no decorrer da trajetória profissional foram apontados pelo bacharel em ciência da computação, Franco Machado, fundador e Ceo da Mogai Tecnologia, sócio fundador da Olho do Dono e diretor da Act!on, no “2º Encontro Virtual com o Mentor” do Programa Mentores de Negócio 2021.

Os participantes conferiram do mentor Franco o processo dos primeiros passos para o surgimento da Mogai, que nasceu da percepção do sócio e da carência do mercado por softwares voltados para qualidade e a falta de aplicação de técnicas de engenharia de softwares.

A bagagem com o trabalho para desenvolvimento de tecnologia aplicada ao processo produtivo industrial resultou em ganho de mercado para empresa. “Passamos a desenvolver um equipamento que não parecia com nada produzido no mercado e, que hoje, está sendo utilizado em todo o país, em vários setores”, diz.

Foram cerca de 17 anos trabalhando, utilizando a mesma tecnologia, até conseguir avançar e alcançar espaço no mercado. Durante esse processo, a resiliência foi um grande aliado. “É preciso manter o foco, ter paciência, ser persistente e visualizar o cenário para conseguir identificar, se em algum momento, será preciso mudar de direção”, destaca Franco.

Mentores de Negócios

“É um trabalho que apendemos como mentor, que não viríamos no dia a dia, e que resulta em uma troca de conhecimento”, diz Franco Machado sobre o programa Mentores de Negócio.

As iniciativas dos setores público e privado podem valorizar as empresas capixabas e potencializar os negócios. “Vitória tem um ótimo IDH e possui uma atuação forte no ensino técnico com o Senai ES, o que potencializa o nosso Estado. Precisamos avançar, pois somos muito bons em alguns eixos. Vamos usar o que temos de demanda para suprir os nichos que trabalhamos”, pontua.

Os mentores são empresários apontados como referências em suas áreas de atuação. Criado pelo IEL-ES, e com apoio do Sebrae-ES, o encontro faz parte do segundo ciclo do Mentores de Negócio, programa que conecta empreendedores e empresários capixabas a alguns dos mais bem-sucedidos nomes do mundo corporativo.

Os mentores disponibilizam seu tempo, de forma voluntária, para ministrar as mentorias aos novos empreendedores que visam crescer ou consolidar os seus negócios.

 

*Por Fernanda Gomes

print