Sua empresa está preparada para exportar?

No Espírito Santo, o IEL-ES (Instituto Euvaldo Lodi) é a entidade responsável por executar o PEIEX, Programa de Qualificação para Exportação, em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). O propósito do programa é qualificar empresas capixabas para a exportação, proporcionando a busca e inserção em novos mercados. Em 2023, 150 negócios espírito-santenses serão preparados para que o processo de exportação de seus produtos e serviços seja realizado de forma planejada e segura.

O que é o PEIEX?

Fruto de uma iniciativa da ApexBrasil e realizado em parceria com entidades de excelência em todo o Brasil, o PEIEX é um programa de qualificação voltado para as empresas brasileiras. O objetivo do programa é capacitar as empresas para a exportação de produtos e serviços, para que possam iniciar o processo de forma planejada e segura.

As empresas que nunca exportaram têm várias dúvidas em relação ao processo de comercialização internacional. Perguntas muito frequentes incluem: Minha empresa está pronta para exportar? Qual é a melhor forma de fazer meu produto chegar àquele mercado? Como deve ser a negociação com o comprador internacional? Como formar o preço do meu produto para outro país?

O PEIEX ajuda a responder essas e muitas outras questões relacionadas à exportação. O programa é implementado em regiões onde existe adensamento de empresas com potencial exportador. Nesses locais, a ApexBrasil constitui uma parceria com uma entidade executora, que reúne especialistas em comércio exterior. São esses profissionais, devidamente treinados na metodologia do PEIEX, que ajudam as empresas a se preparar para a exportação.

O atendimento do PEIEX é feito com base em visitas às empresárias e empresários que desejam exportar. A primeira visita tem o objetivo de medir o potencial exportador da empresa. A segunda é a ocasião em que o técnico do PEIEX faz um diagnóstico do negócio para identificar o nível de prontidão da empresa para a exportação. Com base nas informações levantadas, é elaborado um plano de trabalho para a empesa que prevê a implantação de requisitos necessários à exportação. Ao final do atendimento, a empresa participante terá um plano de exportação para orientar sua inserção internacional.

No Espírito Santo, por meio de convênio com a ApexBrasil, o IEL-ES é atualmente a entidade executora do PEIEX para atendimento às empresas capixabas.

Como o PEIEX pode ajudar sua empresa?

As empresas qualificadas pelo PEIEX podem participar de ações de promoção comercial internacional organizadas pela ApexBrasil e seus parceiros.

A governança do PEIEX é garantida por um comitê consultivo formado por instituições de apoio que têm, entre outros, o papel de auxiliar as empresas atendidas pelo PEIEX a implementar melhorias em sua gestão, visando à exportação. O PEIEX faz parte do Plano Nacional de Cultura Exportadora – PNCE, que integra a Política de Comércio Exterior do Governo Federal. O objetivo é ampliar e diversificar as exportações.

Não há custos para participar do PEIEX. A empresa arca apenas com despesas envolvidas na implantação de quesitos necessários à entrada em mercados externos.

Como é o PEIEX no ES?

O projeto para ajudar as empresas capixabas a exportarem é gratuito e está sendo realizado pela Findes por meio do IEL-ES, em parceria com a ApexBrasil.

Nos anos de 2023 e 2024 o IEL-ES é o responsável por executar o PEIEX no Espírito Santo. Este é o terceiro convênio PEIEX no Estado e primeiro da parceria entre ApexBrasil e IEL-ES/Findes.

Nas duas edições anteriores, foram atendidas um total de 359 empresas capixabas de setores bem variados, com destaque para alimentos e bebidas (café como um dos destaques), rochas ornamentais e confecções, com pontos de atendimento em toda região metropolitana de Vitória e nas cidades de Linhares e Cachoeiro do Itapemirim. Veja mais sobre o lançamento do PEIEX no ES.

Veja mais sobre o lançamento do PEIEX no ES.

Como fazer para participar?

Para solicitar atendimento do PEIEX ou conhecer mais sobre o programa, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Sobre a ApexBrasil

A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) atua para promover a exportação de produtos e serviços brasileiros e atrair investimentos externos para o Brasil. Na vertente da exportação, o foco da Agência são as empresas brasileiras que desejam conquistar mercados externos e, assim, expandir os seus negócios, aumentar a competitividade e, ainda, reduzir a dependência do mercado interno, fidelizando clientes internacionais.

A ApexBrasil tem diferentes iniciativas de apoio às empresas brasileiras que querem exportar, ou até mesmo se instalar em outros países. Para os empresários que nunca exportaram, oferece o PEIEX, Programa de Qualificação para Exportação. Para as empresas que já exportaram, promove missões prospectivas e comerciais a mercados externos, rodadas de negócios com compradores estrangeiros e participação em feiras internacionais. A Agência organiza ainda visitas ao Brasil de compradores estrangeiros e formadores internacionais de opinião para que conheçam a oferta de produtos e serviços brasileiros.

Além da sede em Brasília, a ApexBrasil possui escritórios nas cinco regiões do Brasil (São Paulo, Recife, Belém, Porto Alegre e Goiânia) e nos principais mercados do mundo para auxiliar as empresas brasileiras em seu processo de internacionalização e apoiar a atração de investimentos estrangeiros para o Brasil.

A ApexBrasil é uma entidade pública ou privada?

A ApexBrasil é um Serviço Social Autônomo que integra o “Sistema S” (Senai, Sesi, Senac, Sebrae etc.). É considerada juridicamente como uma entidade privada e sem fins lucrativos, que atua em estreita cooperação com o poder público, para execução de políticas de promoção de exportações e investimentos. A ApexBrasil não faz parte da Administração Pública Direta ou Indireta.

De onde provém a principal receita da ApexBrasil?

A principal receita da ApexBrasil provém de um percentual da contribuição paga mensalmente pelos empregadores brasileiros sobre a folha de salário, instituído pela Lei nº 8.029, de abril de 1990.

Qual a relação da ApexBrasil com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC)?

A relação da ApexBrasil com o MRE se dá por meio de um Contrato de Gestão que determina, dentre outras coisas, as metas, objetivos e responsabilidades da Agência na execução das políticas de promoção das exportações, internacionalização e atração de investimentos estrangeiros. Compete ao Ministro de Estado das Relações Exteriores supervisionar a gestão da ApexBrasil.